Additional Picture

Back to the main picture



Vassouras, 4 de maio de 2001
Tribuna do Interior

Vassouras faz parte de 'site' na Inglaterra

Em maio do ano passado o inglês Timothy Oxton, sua esposa e amigos de viagem visitaram Vassouras, ficando impressionados com a hospitalidade, cordialidade e simpatia do povo vassourense, além das belezas naturais, pontos turísticos e culturais, e do patrimônio histórico que o município preserva.

Alguns dias depois, retornaram à Inglaterra e recomendaram a outros ingleses que, ao visitarem o Brasil, pudessem desfrutar das belezas que Vassouras proporciona a seus visitantes.

Timothy está aposentado hoje e seus colegas lhe fizeram uma homenagem através de um 'site' na Internet contando sua vida. Neste 'site', Oxton fez questão de registrar sua passagem por Vassouras, através da foto nº 27, onde foi feito um ‘link’ para o 'site' da Prefeitura de Vassouras.

Os interessados em visitar o 'site' de Timothy e deixar uma mensagem em seu livro de visitas, poderão fazê-lo clicando www.geocities.com/timothy_oxton

Lembrando que o 'site' da Prefeitura de Vassouras é www.prefeitura.vassouras@bbsvp.com.br

***

Inferno Nacional

A historinha abaixo transcrita surgiu no folclore de Belo Horizonte e foi contada lá, numa versão política. Não é o nosso caso. Vai contada aqui no mais puro estilo folclórico, sem maiores rodeios.

Diz que era uma vez um camarada que abotoou o paletó.

Em vida o falecido foi muito dado à falcatrua, chegou a ser candidato a vereador pelo PTB, foi diretor de instituto de previdência, foi amigo do Tenório, enfim... ao morrer nem conversou: foi direto para o inferno. E lá chegando, pediu audiência a Satanás e perguntou:

- Qual é o lance aqui?

Satanás explicou que o inferno estava dividido em diversos departamentos, cada um administrado pelo seu país de origem. Podia ficar no departamento do país que escolhesse. Ele agradeceu muito e disse a Satanás que ia dar uma voltinha para escolher seu departamento.

Está claro que saiu do gabinete do Diabo e foi logo para o departamento dos Estados Unidos, achando que lá devia ser mais organizado o inferninho que lhe caberia para toda a eternidade. Entrou no departamento dos EUA e perguntou como era o regime ali.

- Quinhentas chibatas pela manhã, depois passar duas horas num forno de duzentos graus. Na parte da tarde: ficar numa geladeira de cem graus abaixo de zero até as três horas, e voltar ao forno de duzentos graus.

O falecido ficou besta e tratou de cair fora, em busca de um departamento menos rigoroso. Esteve no da Rússia, Japão, França, mas era tudo a mesma coisa. Foi aí que lhe informaram que tudo era igual: a divisão em departamentos era apenas para facilitar o serviço no inferno, mas em todo lugar o regime era o mesmo: quinhentas chibatadas pela manhã, forno de duzentos graus durante o dia e geladeira de cem graus abaixo de zero pela tarde.

O falecido já caminhava desconsolado por uma rua infernal, quando viu um departamento escrito na porta: Brasil. E notou que a fila à entrada era maior do que a dos outros departamentos. Pensou com suas chaminhas: 'Aqui tem peixe por debaixo do angu': Entrou na fila e começou a chatear o camarada da frente, perguntando por que a fila era maior e os enfileirados menos tristes. O camarada da frente fingia que não ouvia, mas ele tanto insistiu que o outro, com medo de chamarem a atenção, disse baixinho:

- Fica na moita, e não espalha não. O forno daqui está quebrado e a geladeira anda meio enguiçada. Não dá mais de trinta e cinco graus por dia.

- E as quinhentas chibatadas? perguntou o falecido.

- Ah... o sujeito encarregado desse serviço vem aqui de manhã, assina o ponto e cai fora.

(Stanislau Ponte Preta)

E-mail: mayra.franca@bol.com.br

Back to the main picture